segunda-feira, 25 de maio de 2009


Depois de entrevistar José e seus filhos, Jacó chamou seus outros filhos à sua presença para abençoar e transmitir sua última mensagem a cada um, começando pelo mais velho e, seguindo a ordem da idade, terminando com o mais novo.

Estas mensagens eram muito importantes, por serem proféticas, cumprindo-se séculos mais tarde nas tribos que descenderam de cada um: o que era profético naquela ocasião é em grande parte história agora.

Não somente as profecias concernentes ao povo de Israel, mas também as concernentes a cada tribo, têm sido cumpridas fielmente. A expressão traduzida "nos dias vindouros" é usada na Bíblia para significar o período da ocupação de Canaã pelos israelitas e o tempo da vinda do Messias, que inclui a tribulação (Deuteronômio 4:30, Ezequiel 38:16), o milênio e o Seu reino eterno. Em alguns casos também se refere ao período da igreja em sua inteireza (Hebreus 1:2) ou em sua conclusão (2 Timóteo 3:1, Tiago 5:3).

Novamente vemos a prova da fé de Jacó: embora a terra da promessa fosse habitada pelos cananeus e sua família estivesse bem acomodada no Egito, Jacó não duvida em prever a volta da sua descendência para a terra que Deus havia prometido ao seu avô Abraão, ao seu pai Isaque, e a ele próprio. A distribuição, séculos mais tarde, dessa terra entre as tribos de Israel, mediante sorteio, é descrita em Josué capítulos 14 a 19.

Rubem não foi privilegiado por ser o primogênito: Jacó não se esqueceu de como ele o traiu com Bila (capítulo 35:22), e em conseqüência seus direitos à primogenitura passaram a José (1 Crônicas 5:1-2). "Impetuoso como a água" tem o sentido de fervilhar, figura de instabilidade. Nenhum profeta, herói ou juiz procedeu dessa tribo.

Simeão e Levi são mencionados juntos, chamados irmãos não tanto por serem filhos da mesma mãe, mas principalmente por terem sido parceiros em violência e ódio ao massacrarem os siquemitas (capítulo 34:25), e em crueldade ao jarretarem touros, ou seja, cortaram os tendões das suas pernas (outra tradução diz "e em sua obstinação desarraigaram príncipes", decerto referindo-se ao príncipe Siquém). Jacó evidentemente não aprovou a selvageria destes seus filhos. Em conseqüência eles são malditos: a tribo de Simeão recebeu sua herança dentro da herança de Judá (Josué 19:1; 1 Crônicas 4:39-43), enquanto a tribo de Levi não recebeu herança própria, somente cidades espalhadas pela terra (Josué 21:1-3). Os levitas se opuseram à idolatria do bezerro de ouro (Êxodo 32:26) e foram designados para o serviço sacerdotal do povo de Israel.

Judá, aquele que vendeu José como escravo e que havia procurado defraudar sua nora da sua herança, talvez tenha modificado seu caráter para melhor (capítulo 44:33-34), e agora recebeu a melhor das bênçãos: dele procederia a linhagem real de Israel "até que venha Siló": por Siló geralmente se entende o Messias, pois a palavra significa "aquele que traz a paz" (também descanso e tranqüilidade). 0 símbolo de Judá é o leão, dele descende o rei Davi e sua linhagem até o Senhor Jesus (Apocalipse 5:5), onde parou, pois Ele não deixou filhos. Ele será mundialmente reconhecido em sua segunda vinda, e os versículos 11 e 12 descrevem a prosperidade milenar. Outra tradução, talvez mais correta, para o versículo 12 é: "Seus olhos são mais escuros que o vinho, e seus dentes mais brancos do que o leite", indicando saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário